Vestidos de festa para o frio

Quando o assunto é frio, a gente congela logo e não sabe nem por onde começar, né?

Claro! Vivemos em um país tropical e, aqui, mesmo nos lugares com clima mais ameno, o inverno não é tão longo e nem tão brusco.

Achar um vestido ideal para temperaturas mais baixas, por aqui no Brasil, é bem complicado.

Os estilistas nem se preocupam em fazer algo mais invernal, pois realmente não vende muito. Mesmo no inverno damos um jeitinho de comprar algo mais aberto para servir em outras ocasiões e fora desse clima.

Mas, como somos mulheres antenadas, vamos pensar também em arrasar sem passar sufoco. Enquanto as fias ficam trabalhadas no lábio roxo, a gente só observa. Afinal! Pior do que estar com uma roupa inadequada para a festa, é estar inadequada para a temperatura (você toda se “tremenu” hahaha).

Compre, mande fazer ou alugue o vestido certo.

MANGAS LONGAS
Escolha modelos com manga longa, você pode mandar cortar depois e ter um vestido novinho para usar em outra estação.

bafta-2014
BAFTA 2014 (16 DE FEVEREIRO)

Esses modelitos foram super usados nos eventos e premiações internacionais no começo do ano, quando estava em pleno inverno lá fora. Peguei o BAFTA, uma premiação de cinema que acontece em Londres, como exemplo.  Estava bem frio, mas se você pensa que estavam todas protegidas assim, está super enganada. Só o que tinha eram tomara que caia, fendas, decotes e braços à mostra. Enfim, elas aguentam um pouco lá fora, tiram umas fotos rapidinho e quando entram ficam super aquecidas.

 

CASACOS
Eis uma pessoa prevenida contra o frio. Arrasou no casacão pesado do lado de fora e nada de sofrimento.

bafta-2014.1
Emma Thompson no BAFTA 2014

Vocês não imaginam o quanto eu sofri no começo do ano em Nova Iorque, era um tira e bota de roupa. Do lado de fora chegou a fazer -14 e, quando entrava nas lojas com o aquecimento “troando”, lá vai eu tirar tudo de novo. Essa história de tecido inteligente (comprei tudo) não rolou comigo, pois, como uma boa e velha nordestina, não tem blindagem nenhuma para o frio que resolva. Na verdade, as segundas peles serviram para me torrar dentro dos ambientes fechados (hahaha). Era um inferno. Com o tempo, vi que casacos pesados resolviam melhor. Era só tirar uma peça, quando estava no aquecimento, e pronto.

Outros exemplos bons para usar no frio:

PAETÊS
Costumam segurar bem o frio. O tecido é mais grosso e, se usado com mangas compridas e menos decote, protegem bastante.

look-frio-paetes-mangas-compridas-red-carpet
Red Carpet – Trabalhadas no paetê

Sempre pense em tudo. Se o ambiente for realmente mais aberto ou não tiver aquecimento, invista em tecidos pesados com segundas peles por baixo e meias grossas .

Caso o contrário, não vai exagerar no aquecimento do vestido. Invista em casaquetos, casacos, boleros, ou seja, peças que possam ser tiradas.

 

CAPAS
Uma ótima opção para não ter que cortar o vestido para usar no verão. É só tirar a capa e tem um vestido novo.

vestido-com-capa-inverno
Red Carpet – Trabalhadas nas capas

As capas são ótimas para quem não gosta de mangas compridas. É difícil gostar delas, pois na nossa cultura tropical não costumamos vê-las. Admito que pode ser elegante, mas não posso negar que só vejo a Chapeuzinho Vermelho nesse look da Sarah Jessica Parker. Cameron Diaz e Gwyneth Paltrow estão super elegantes (gostei mais do estilo da Gwyneth).

 

JAQUETAS
Jaquetas? Sim, tem gente que aposta nelas.

jaquetas-redcarpet
Red Carpet – Trabalhadas no jaquetão

É um look que exige muito bom-senso. Não vai aparecer no casamento da sua amiga super destoando de jaqueta de couro, né? E depende do estilo da jaqueta, da pessoa, do vestido (são muitas variações)… É difícil, gente!

 

DIVERSOS
E têm alternativas para todas as idades. Casacos, blazers e boleros. Escolha com o mesmo tecido da roupa que fica super chique, mas também pode optar por tecidos diferentes se quiser ficar mais despojada.

look-chic-inverno
Red Carpet – Trabalhadas na elegância

 

CURTOS
Mas não é só de longo que a gente vive, né?

looks-frio-chic
Red Carpet – Trabalhadas na meia preta

Nos looks mais descontraídos, mas de festa, aposte em meias pretas mais grossinhas. Pode abusar das jaquetas, boleros, casacos, etc.

Bem, meninas! Espero ter ajudado. E vamos nos proteger para não passar sufoco no frio (é ruim).

 

Beijos,

Aline.

O post Vestidos de festa para o frio apareceu primeiro em Inspiredresses.


Últimas notícias