[Resenha] Deuses Americanos @intrinseca #NeilGaiman

Título Original: American Gods
Título no Brasil: Deuses Americanos
Autor: Neil Gaiman
Editora Intrínseca
Número de págs: 576


Neil Gaiman é daqueles autores que queremos sempre ver por perto, a cada livro lido – e eu sei que são muitos, eu mesmo amando o cara não li nem a metade das obras publicadas- seus livros nos inquietam, nos desafiam, e nos permitem refletir no que somos. É o caso desse maravilhoso Deuses Americanos, em uma edição belíssima lançada pela Intrínseca, o autor nos apresenta Shadow, um homem que está na cadeia há 3 anos, e que não vê a hora de sair e rever sua esposa. Acontece que quando isso está prestes a acontecer algo lá dentro acontece e faz com que mude todos os rumos do que ele pensava quer seria sua vida fora do local.
Ainda mais quando já solto ele conhece um homem com nome de dia da semana, Wednesday ( Quarta-Feira) que lhe vem com uma proposta tentadora mas que ao mesmo tempo cheira a vender a alma ao capiroto, ele se rende e começa a observar que a sociedade que ele conhecia de quando foi preso não é mais a mesma e que deuses mandam nos acontecimentos.
Não pensem que é só  misticismo, porque tem metáforas ótimas no quanto Gaiman mistura crenças e valores, só alguém gênio como ele conseguiria nos apresentar algo tão denso e intenso.
Shadow é um protagonista inquietante, é um anti-herói mas ao mesmo tempo não é vilão, ele é exatamente como nós, fraco e tentado aos pecados, não de uma foma religiosa somente, mas de uma forma moral, ou seria imoral?
Os tais deuses americanos não estão acima de nós, mas são criados por nós, acreditados por nós que alimentamos uma força que cremos, um mundo onde muitos tem fé e tantos outros a perderam e amam o que é capitalista – não sei se essa é a palavra correta- ou ganancioso,os males que nós alimentamos diariamente.
Gaiman mostra que a vida é feita de escolhas, e mesmo quando optamos pelo imoral, ilegal, nem sempre nos vemos como o fazendo de tão comum que se tornou.

Não é um livro de fácil leitura, Gaiman é mestre em detalhes,e para os marinheiros de primeira viagem pode soar como lento, mas não desista,  o autor sempre traz excelentes reflexões ou histórias como essa que te marcarão para sempre.



*****************************************************
O livro virou seriado e estreia em abril de 2017! O trailer passou na Comic Con de San Diego do ano passado, não achei legendado e tem spoilers que não coloquei na resenha, então POR FAVOR SE NÃO GOSTA DE SPOILER NÃO CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO!!!



Últimas notícias